Micael Crasto é fundador e co-CEO da Blank, uma escola e agência pioneira na abordagem Brand-led Growth. Também fundou a Lord Journal, uma revista digital sobre o mercado de luxo com mais de 250 mil seguidores.
Considerado um especialista em social media, Micael foi responsável por transformar as redes sociais do G4 Educação em um grande canal de construção da marca, que alcançou mais de 1 milhão de seguidores em suas mãos, e um canal de aquisição para o negócio, gerando milhões de receita mensalmente.
Nascido em uma família humilde na periferia da Zona Norte do Recife (PE), Micael Crasto cresceu em um ambiente de dificuldades financeiras. Seu pai trabalhava como entregador de água e frentista, enquanto sua mãe cuidava do lar. Aos nove anos, após o divórcio de seus pais, Micael, sua mãe, irmão e avó tiveram que recomeçar do zero. Sua mãe trabalhava o dia inteiro como auxiliar de tesouraria, enquanto sua avó, analfabeta, vendia almoços para complementar a renda familiar. Desde cedo, Micael ajudava entregando os almoços que sua avó vendia.
Por volta dos 13 anos, sua avó começou a vender lanches e caldo de cana, e Micael era responsável por abastecer e empurrar a carroça até o ponto de vendas, chegando a ter de empurrá-la por mais de três quilômetros. Dos 15 aos 17 anos, enquanto cursava o ensino médio em uma escola pública, Micael trabalhava como ajudante de pedreiro.
Ao concluir o ensino médio aos 17 anos, Micael passou no ENEM para estudar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mas perdeu a oportunidade devido a atrasos na emissão do histórico escolar. Determinado a melhorar sua situação, ele começou a empreender, alugando piscinas infantis na Praia de Boa Viagem e trabalhando como ajudante de carga e descarga de fretes e resíduos de obras.
A grande virada na vida de Micael aconteceu quando ele conseguiu uma bolsa integral pelo ProUNI para cursar contabilidade. Logo no primeiro mês de curso, ele conquistou um estágio na área de administração de uma construtora, onde, em apenas dois anos, ascendeu de estagiário a gerente. No entanto, em 2020, com o fechamento da Construção Civil devido à pandemia, a empresa teve que fechar as portas. Micael, que sustentava sua mãe desempregada e seus dois irmãos, viu-se em uma situação desesperadora. Trancou a faculdade e começou a prestar serviços de marketing online, como gestão de redes sociais, redação e web design, como forma de sobrevivência.
Após dois anos atuando como freelancer, e com o reaquecimento do mercado, Micael decidiu que era hora de voltar para uma carreira executiva. Ele listou todas as empresas em que gostaria de trabalhar e entrou no processo seletivo para a vaga de Social Media no G4 Educação, uma escola de negócios inovadora em São Paulo. Passou no processo seletivo e, em menos de um mês, mudou-se para São Paulo para assumir o desafio.
No G4 Educação, Micael rapidamente se destacou, gerenciando as redes sociais de alguns dos mentores da instituição, que são empreendedores renomados do mercado. Em poucos meses, foi escolhido para ser o responsável pela gestão da própria marca nas redes sociais, levando o perfil da empresa a mais de um milhão de seguidores e transformando-o no maior canal de aquisição de novos clientes, gerando milhões de reais em receita de forma orgânica. Esse feito se tornou um case mundial de social media, impressionando o mercado.
Nos últimos quatro meses no G4 Educação, Micael fundou, junto com seu irmão, a revista digital Lord Journal, focada no mercado de luxo. Em menos de quatro meses, a revista alcançou mais de 200 mil seguidores, incluindo algumas das personalidades mais influentes do país. Esse sucesso inicial chamou a atenção do mercado e gerou inúmeras oportunidades de consultoria e propostas de emprego para Micael.
Vendo uma grande oportunidade no mercado de social media, Micael, seu irmão e Lucas Freitas, ex-colega do G4 Educação, decidiram formar um negócio focado em construir marcas fortes e gerar resultados financeiros para empresas através das redes sociais. Assim nasceu a Blank School, com o propósito de formar a próxima geração de CMOs.
A primeira turma da Blank School foi lançada no início de fevereiro, e a segunda em abril, totalizando mais de 600 alunos e R$ 1,5 milhão em faturamento. A escola contou com um time de peso de professores, incluindo Tayana Dantas, COO da Boca Rosa Company e ex-sócia e diretora de marca e marketing de produto do G4 Educação, Erich Shibata, diretor de branding e criação da CIMED, e Mauricio Benetti, CMO do grupoQ da YDUQS e ex-CMO da HSM. Empresas parceiras como Housi, MaisMu e TXC também participaram do projeto.
Agora, com uma comunidade de especialistas formados, a Blank School pretende dar um novo passo e levar suas soluções de forma personalizada para empresas, visando expandir ainda mais seu impacto no mercado.
Micael Crasto, atualmente com 23 anos, é casado com Iris Crasto e pai de dois filhos. Ele planeja firmar suas bases em São Paulo para construir seu império de mídia digital, mas seu objetivo final é voltar os olhos do país para o potencial do Nordeste e retornar à sua terra natal, o Recife, trazendo mais oportunidades para todos.
Perfil de Micael Crasto
Idade: 23 anos
Nome completo: Micael Silva Crasto
Data de nascimento: 26/01/2001
Local de nascimento: Recife, PE
Filhos: Dois filhos
Nacionalidade: Brasileiro
Formação Contabilidade (interrompido)
Ocupação: Empresário
Estado civil Casado
Religião: Católico